Visualizações de páginas da semana passada

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

TEMPORADA DOS RUIVOS (Shopping da Gávea - R.J.)


                                          LIORA

Depois do encerramento da nossa quinta temporada pelo Brasil, um descanso foi merecido. Sou ruivo, mas não sou de ferro. Ainda que eu tenha sardas que se pareçam um tanto com ferrugem. Enfim, estou certo de que o balanço foi positivo e que tudo ocorreu da melhor maneira possível.


     A estreia da nossa peça, em outubro de 2008, no teatro Sergio Porto, na zona sul do Rio, a princípio seria seguida por mais três apresentações. Chegamos a fazer oito, mas devido a boa média de público, ou seja, bombamos, conseguimos estender por mais um mês, sempre às quintas. Depois caímos no mundo. Percorremos vários municípios e fomos até São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, mas a vontade de se apresentar de novo por estas bandas ficava martelando a minha cabeça.


     No natal de 2008, fui assistir a uma peça do Domingos de Oliveira e, infelizmente não puder ver. Estava lotada. Aí, eu pensei com meus botões: Se “Os Ruivos” tiver fôlego, volto pro Rio no Natal. E assim aconteceu! A escolha pelo Teatro dos 4, não podia ser melhor. Fomos recebidos por uma equipe simpática e prestativa com um espaço cênico perfeito para nós, já que o palco fica abaixo do nível da platéia; isso é bom para que o público possa ver, com facilidade, todos os objetos que são expostos durante os 60 minutos de peça. Além disso, o teatro tem 400 lugares, uma boa capacidade para nossas sessões mais procuradas.


   As novidades que trouxemos para esta temporada, que apelidamos, nos bastidores, como temporada “Natal Ruivo”, foram um sucesso. Conseguimos atrair um grupo que, necessariamente, não era de atores, para subir no palco e participar da cena do protetor solar, na qual, de 15 em 15 minutos, o ruivo para o que está fazendo e passa protetor solar. Realizamos a transformação de morenos, pardos e até negros em ruivos, com a pintura de cabelo no palco feita em parceria com o salão de cabeleireiro da ELIETE. Além disso, tivemos uma boa média de público, diversos parceiros que contribuíram muito para nossa temporada e um número grande de ruivos na plateia. Principalmente no último dia, que parecia que o teatro “pegava fogo”.


    Na penúltima sessão, faltando uns 15 minutos pro fim da peça, no momento onde todos param o que estão fazendo pra passar protetor, o palco é invadido. Nesse dia foram ao todo 12 pessoas, que estavam passando protetor pelo corpo. Então, surge um “hahaha” vindo da plateia. No primeiro segundo eu não sabia o porquê, mas foi só virar para o canto esquerdo do palco, logo na boca de cena, que vejo nada mais, nada menos, que uma mãe passando, com um dedinho só, o protetor solar numa ruiva linda, de apenas um ano e poucos meses. Liora é o seu nome. Durante uns 10 segundos, atores, técnico e equipe juntaram-se à plateia e ficamos maravilhados, com tudo aquilo que acontecia. Fiquei observando a melhor passagem de protetor solar já vista até hoje. Comprovando que a peça é pra toda a família, de bebê a até bisavó.



* Logo, logo, estaremos colocando aqui a nossa próxima apresentação dos Ruivos pelo Brasil. Até porque, esse é o nosso objetivo em 2010: viajar com a peça para todos os cantos verdes, amarelos e também vermelhos desse país de todas as cores.





Um comentário:

Lili disse...

Oi Pedro. Parabéns pelo sucesso da peça, infelizmente ainda não consegui ir. Tomára volte logo.
Esta Liora é a coisa mais linda que eu já vi na vida, a mãe não tem medo que roubem não?? hahaha.
Abs,
Aline (Amiga da Manu).
Obs: Pode mandar foto de cabelos pintados para o mural dos ruivos? :)