Visualizações de páginas da semana passada

sábado, 8 de julho de 2023

Zé Celso foi importante para os ruivos

     A dramaturgia brasileira perdeu, nesta quinta-feira (06/07), um dos seus maiores representantes. O ator e diretor José Celso Martinez Corrêa, de 86 anos, mais conhecido como Zé Celso, teve 53% do corpo queimado após um aquecedor elétrico começar a pegar fogo. O incêndio foi no seu apartamento na Zona Sul de São Paulo. Ele chegou a ser internado na UTI do Hospital das Clínicas, mas não resistiu. O esposo de Zé Celso, Marcelo Drummond, que também estava no local e ajudou no resgate, conseguiu sobreviver. 

    A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) informou que o laudo do Instituto de Criminalística acredita que o incêndio pode ter sido ocasionado pelo contato entre um aquecedor e materiais de fácil combustão, presentes no cômodo. Mas as causas ainda estão sendo investigadas pelo 36º DP, da Vila Mariana. 

     Jorge Macedo, de 46 anos, CEO da empresa Macedo Serviços. Ele criou o “Protocolo de Segurança em Gás”, curso no Rio de Janeiro que fornece instruções para evitar acidentes e explosões fatais com gás natural. As aulas são destinadas a porteiros, vigilantes, auxiliares de serviços gerais, bombeiros civis, síndicos, entre outros profissionais de empresas, igrejas, condomínios e qualquer outro lugar que tenha o gás. 

    Segundo Jorge, o curso existe, exatamente, para evitar acidentes como este que ocasionou a morte do ator.  O especialista esclarece que todos os moradores e profissionais em contato com o equipamento deveriam ter acesso às instruções, por se tratar de um material tão perigoso, uma vez que o gás começa a dar indícios de acidente antes de ocorrer o  incêndio  fatal. 

    “Pelo treinamento, eles teriam mais chances de identificar rapidamente o problema. Normalmente, as pessoas desligam o chuveiro e não desligam o equipamento, o que pode ocasionar acidentes graves. O Protocolo ensina como prevenir os casos e o que fazer, imediatamente, após constatar o vazamento”, contou o especialista.

    O velório do ator aconteceu na madrugada desta sexta-feira (07/07), no Teatro Oficina, Centro da capital de São Paulo. Uma multidão já o esperava no local para prestar as últimas homenagens. O corpo foi recebido sob gritos e aplausos constantes. 




Nenhum comentário: